[1] PubChem - National Institutes of Health. Disponível em: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/furosemide#section=Names-and-Identifiers, acedido a 25/03/2017.
[2] Maxwell , R. A., Eckhardt, S. B. (2012) Drug Discovery: A Casebook and Analysis. Springer Science & Business Media, págs 67-75.
Descoberta
Foi descoberta em 1962 através do screening de mais de 300 compostos sintetizados a partir do ácido 4-cloro--5-sulfamoilantranílico. Rapidamente conquistou um lugar na terapêutica clínica devido à sua grande eficácia como diurético, por mobilizar os fluídos responsáveis pelo edema em casos de insuficiência cardíaca congestiva, cirrose e insuficiência renal, especialmente em pacientes refratários às tiazidas e aos derivados do mercúrio. Era também usada com enorme eficácia no tratamento intravenoso de emergência nos casos de edema pulmonar e cerebral, e em casos de envenenamento por barbitúricos .
[2]
A furosemida, ou o ácido 4-cloro-2-(furano-2-ilmetilamino)-5-sulfamoilbenzoico, é um derivado do ácido sulfamoilantranílico .
Estrutura química da molécula furosemida
[1]